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Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

Há uma grande necessidade de psicanalistas para acompanhar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!
Baseado em 13 avaliações
Psicanálise Clínica
  • 1695 horas de carga horária
  • 127 alunos
  • 158 aulas
  • 27 módulos de conteúdo
  • Última atualização 07/11/2024
  • 12 arquivos para download
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Sobre o Curso



Público alvo

PÚBLICO ALVO: 

Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise, aos que desejam se tornar Psicanalistas, que tenham concluído o ensino médio. Muitos de nossos alunos são Psicólogos, Médicos, Filósofos, Terapeutas. Coaches, Consultores, Terapeutas, Psiquiatras, Dentistas, Enfermeiros, Filósofos, Advogados, Teólogos, Pedagogos, Nutricionistas, Consultores, Educadores, Psicopedagogos, Capelães, Conferencistas, Pastores, Líderes; Terapeutas e etc.

1 ano

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Conteúdo

1Biografia de Freud

Sigmund Freud foi um neurologista austríaco e fundador da psicanálise, uma abordagem revolucionária para compreender a mente humana. Suas teorias e métodos transformaram a compreensão da psicologia e da vida mental, influenciando profundamente não apenas o campo da saúde mental, mas também a cultura e a sociedade modernas. Aqui está uma biografia detalhada de Sigmund Freud: ### Primeiros Anos e Educação Sigmund Freud nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg, na Morávia (hoje parte da República Tcheca). Ele foi o primeiro de oito filhos em uma família judia. Em 1860, sua família mudou-se para Viena, onde Freud viveu a maior parte de sua vida. Ele estudou medicina na Universidade de Viena e se formou em 1881. Desenvolvimento da Psicanálise Após a graduação, Freud inicialmente trabalhou como médico em um hospital, onde desenvolveu interesse pela pesquisa neurológica. Ele se especializou no tratamento de distúrbios nervosos e começou a investigar a influência do inconsciente na psicologia humana. Em 1885, Freud viajou para Paris, onde estudou com Jean-Martin Charcot, um renomado neurologista que utilizava hipnose para tratar pacientes com histeria. Esse período teve um impacto profundo em Freud, influenciando sua abordagem terapêutica posterior. Teorias e Conceitos-Chave 1. Inconsciente: Freud propôs que a mente humana é composta por três níveis de consciência: consciente, pré-consciente e inconsciente. Ele argumentou que muitos dos nossos desejos, emoções e traumas estão armazenados no inconsciente e exercem influência sobre o comportamento consciente. 2. Sexualidade Infantil: Uma das teorias mais controversas de Freud foi a ideia de que a sexualidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano. Ele propôs que a libido (energia sexual) é uma força motivadora importante desde a infância. 3. Complexo de Édipo: Freud introduziu o conceito do complexo de Édipo, sugerindo que crianças têm sentimentos inconscientes de desejo pelo progenitor do sexo oposto e hostilidade em relação ao progenitor do mesmo sexo. 4. Mecanismos de Defesa: Freud identificou vários mecanismos de defesa que as pessoas usam para lidar com ansiedade e conflito emocional, como repressão, negação, projeção e sublimação. Legado e Impacto Freud fundou a psicanálise como uma abordagem terapêutica, enfatizando a importância da interpretação dos sonhos, da livre associação e da exploração do inconsciente para compreender os conflitos psicológicos. Sua obra influenciou não apenas a psicologia clínica, mas também a literatura, a arte e o pensamento contemporâneo. Apesar das críticas e revisões posteriores, Freud é reconhecido como um dos pensadores mais influentes do século XX. Sua abordagem revolucionou a compreensão da mente humana, destacando a importância dos processos inconscientes e lançando as bases para o desenvolvimento da psicologia moderna. Freud faleceu em 23 de setembro de 1939, em Londres, deixando um legado duradouro na história da psicologia e da cultura ocidental.
  • Biografia de Freud - Professora Silvia

    14:05

  • Biografia de Freud - Professora Silvia

    13:08

  • Biografia de Freud - Professora Silvia

    30:18

  • Biografia de Freud

    31:22

  • Biografia de Freud

  • Avaliação de Aprendizagem

    00:00

2As obras completas de Freud

Obras completas de Freud
  • As obras completas de Freud - Parte 1

    25:59

  • As obras completas de Freud - Parte 2

    19:28

  • As obras completas de Freud - Parte 3

    19:35

  • As obras completas de Freud - Parte 4

    11:50

  • As obras completas de Freud - Parte 5

    19:12

  • As obras completas de Freud - Parte 6

    26:17

  • As obras completas de Freud - Parte 7

    22:28

  • As obras completas de Freud - Parte 8

    21:04

  • As obras completas de Freud - Parte 9

    21:08

3Introdução à Psicanálise

Começaremos os estudos a partir de Freud, e depois passaremos para outros autores da Psicanálise. Para garantir uma compreensão sólida dos conceitos abordados, é fundamental dedicar tempo aos primeiros módulos, pois eles servirão como alicerce para a compreensão de outros materiais dos demais autores. Recomendamos seguir o programa de estudos proposto, que sugere a abordagem de dois módulos por mês. No entanto, entendemos que cada aluno tem sua própria disponibilidade de tempo, então também é possível acelerar o ritmo de estudo, desde que seja feito de maneira proveitosa. O objetivo é assegurar que todos os aspectos importantes sejam devidamente explorados, permitindo assim uma aprendizagem mais completa e eficaz. O Nosso Objetivo nesta próxima Etapa é: - Introduzir o aluno à psicanálise. O início da psicanálise remonta ao final do século XIX, com Sigmund Freud, um médico neurologista austríaco. Freud desenvolveu suas teorias a partir de suas observações clínicas e estudos sobre pacientes com distúrbios psicológicos. Ele estava intrigado com a influência do inconsciente sobre o comportamento humano e acreditava que muitos dos problemas mentais das pessoas eram resultantes de conflitos internos não resolvidos. Em 1899, Freud publicou sua obra "A Interpretação dos Sonhos", que é considerada o marco inicial da psicanálise. Neste trabalho, ele introduziu conceitos fundamentais como o inconsciente, o complexo de Édipo e a interpretação dos sonhos como uma via para acessar os conteúdos inconscientes. A psicanálise proposta por Freud não era apenas uma técnica terapêutica, mas também uma teoria abrangente da mente humana e do desenvolvimento psicológico. Suas ideias revolucionaram a compreensão da psicologia e influenciaram profundamente diversas áreas, como a psicologia clínica, a psiquiatria, a literatura e as artes. Apesar de suas contribuições significativas, é importante notar que a psicanálise também foi alvo de críticas e revisões ao longo do tempo, e outras abordagens psicoterapêuticas surgiram desde então. No entanto, o legado de Freud e os princípios básicos da psicanálise continuam a ser estudados e discutidos até hoje.
  • Introdução à Psicanálise

    32:25

  • Introdução à Psicanálise

  • Introdução à Psicanálise

    30 págs.

  • Documentário: O Jovem dr Freud

    01:35:32

  • Documentário: A invenção da Psicanálise

    01:53:14

  • Avaliação de Aprendizagem

  • Manual da Técnica

    34 págs.

4Teoria Psicanalítica

O início da psicanálise remonta ao final do século XIX, com Sigmund Freud, um médico neurologista austríaco. Freud desenvolveu suas teorias a partir de suas observações clínicas e estudos sobre pacientes com distúrbios psicológicos. Ele estava intrigado com a influência do inconsciente sobre o comportamento humano e acreditava que muitos dos problemas mentais das pessoas eram resultantes de conflitos internos não resolvidos. Em 1899, Freud publicou sua obra "A Interpretação dos Sonhos", que é considerada o marco inicial da psicanálise. Neste trabalho, ele introduziu conceitos fundamentais como o inconsciente, o complexo de Édipo e a interpretação dos sonhos como uma via para acessar os conteúdos inconscientes. A psicanálise proposta por Freud não era apenas uma técnica terapêutica, mas também uma teoria abrangente da mente humana e do desenvolvimento psicológico. Suas ideias revolucionaram a compreensão da psicologia e influenciaram profundamente diversas áreas, como a psicologia clínica, a psiquiatria, a literatura e as artes. Apesar de suas contribuições significativas, é importante notar que a psicanálise também foi alvo de críticas e revisões ao longo do tempo, e outras abordagens psicoterapêuticas surgiram desde então. No entanto, o legado de Freud e os princípios básicos da psicanálise continuam a ser estudados e discutidos até hoje.
  • Teoria Psicanalítica

    25:40

  • Teoria Psicanalítica

    27:06

  • Teoria Psicanalítica 3

    26:17

  • 3 Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade

    32:06

  • Avaliação de Aprendizagem

5Conceitos da Psicanálise

  • Transferência em Freud e Lacan

    29:49

  • Conceitos de Psicanálise

    31:53

  • Conceitos da Psicanálise

  • Intervenções, transferência e Interpreração 1

    27:32

  • Transferência

    15:18

  • Transferência

    15:18

  • Transferência

    68 págs.

  • O Inconsciente

    06:53

  • O ID

    06:53

  • O Ego

    07:09

  • O SuperEgo

    06:41

  • FREUD (01) – PULSÃO DE VIDA, PULSÃO DE MORTE E INCONSCIENTE

    08:09

  • FREUD (02) – ESTRUTURA DA PERSONALIDADE (ID, EGO, SUPEREGO)

    11:27

  • ANSIEDADE E MECANISMOS DE DEFESA DO EGO

    11:56

  • Neurose e Psicose

    13:14

  • Transferência e Educação

    13:14

  • COMPLEXO DE ÉDIPO E FASES PSICOSSEXUAIS

    11:38

  • Conceitos da Psicanálise

    48:32

  • Avaliação de Aprendizagem

  • A pulsão e seus destinos

    31:02

6Cinema e Psicanálise

Afetos, sentimentos e emoções mobilizados pela linguagem cinematográfica são oferecidos de forma extensa e criteriosa neste módulo. Faremos a análise de filmes que respondem em ato ao desafio que é constante na prática da Clínica Psicanalítica: Aprender a ler com um discurso heterogeneo e sustentar um dizer com a imagem em movimento. Com o objetivo de promover abertura ao novo e ao real impossível de ser consumido, inventando-se novas associações face aos movimentos excludentes e totalizantes. Em 1925, Sigmund Freud recebeu um convite para colaborar na realização de um filme sobre a popularização da psicanálise. Sua negativa, contudo, se deveu ao fato de que não lhe parecia possível "fazer uma representação plástica minimamente séria de nossas abstrações." Ainda assim, segredos de uma Alma (Geheimnisse einer Seele, dir.: G.W Pabst, Alemanha, 1926,97, P&B), foi o primeiro filme psicanalítico, com consultoria de Karl Abraham e Hanns Sachs, foi lançado com sucesso em 1926. Qual seria a surpresa, então, ao ver que em pleno século XXI tanto a psicanálise quanto o cinema estejam vivos e considerados indissociáveis da cultura ocidental. "Em um encontro que pensa a relação entre psicanálise e cinema, cumpre reafirmar a arte como abertura necessária na compreensão de nossa clínica e escuta psicanalítica. O cinema e o sonho, o imagético como constituinte do processo simbólico, enraizamento do simbólico no não simbólico, eis questões que um mergulho nessa temática desperta e intensifica." ○ fato é que psicanálise e cinema aproximam o sujeito de si próprio.
  • Cinema e Psicanálise

    29:23

  • Articulação entre Cinema e Psicanálise

    31:25

  • Cinema e Psicanálise

    33:17

  • Modelo de Atividade

    14 págs.

  • Instruções sobre Cinema e Psicanálise

    1 pág.

  • Cinema, Imagem e Psicanálise

    76 págs.

7Interpretação dos Sonhos

  • Interpretação dos sonhos

    29:31

  • Interpretação dos sonhos

    08:33

  • Avaliação de Aprendizagem

  • Interpretação dos sonhos

    24:38

8Introdução à Filosofia

  • Articulação entre Filosofia e Psicanálise

    38:53

  • Psicanálise Humanistica

    05:16

  • ERICH FROMM E OS NOSSOS 3 DILEMAS EXISTENCIAIS | PSICANÁLISE HUMANÍSTICA - 1

    05:08

  • ERICH FROMM E AS 5 NECESSIDADES HUMANAS | PSICANÁLISE HUMANÍSTICA - 2

    07:46

  • Filosofia — Hannah Arendt

    01:49:01

  • Nietzsche: O Homem que Desvendou o Universo (e enlouqueceu)

    13:54

  • Avaliação de Aprendizagem

9Conceitos Fundamentais da Psicanálise

  • Avaliação de Aprendizagem

  • Conceitos fundamentais da Psicanálise - Parte 1 - O Falo

    25:17

  • Conceitos fundamentais da Psicanálise - Parte 2 - A Castração

    19:37

  • Conceitos fundamentais na Psicanálise - Parte 3 - A Castração na Menina

    14:04

  • Conceitos fundamentais na Psicanálise - Parte 4 - O Narcisismo

    26:42

  • Conceitos fundamentais na Psicanálise - Parte 5 - Sublimação

    19:03

  • Conceitos fundamentais na Psicanálise - Parte 6 - O Supereu

    21:05

  • Complexo de Édipo - Parte 1

    19:44

  • Completo de Édipo - Parte 2

    15:51

  • Complexo de Édipo - Parte 3

    14:19

  • O complexo de Édipo

    30:26

10Psiquiatria e Psicanálise

  • Psiquiatria 1 - Psiquiatria e a sua relação com a Psicanálise

    31:54

  • Psiquiatria 2

    21:06

  • Estruturas Psiquicas: Neurose Psicose e Perversão

    27:23

  • Avaliação de Aprendizagem

  • O aparelho psíquico - Parte 1

    15:45

  • O aparelho psíquico - Parte 2

    13:20

  • Inicio do tratamento

    30:50

11Causas do Comportamento Anormal

  • O ESTUDO DAS CAUSAS E DA NATUREZA DAS DOENÇAS MENTAIS

    23:27

  • Toxicologia

    46:59

  • KASPAR HAUSER: O Isolamento Social | História

    11:54

  • Avaliação de Aprendizagem

  • Psicopatologias no ambiente escolar - Parte 1

    21:36

  • Psicopatologias no ambiente escolar - Parte 2

    23:40

  • Perda da realidade na Neurose e Psicose

    27:11

12Contribuições de Wilfred Bion

Wilfred Bion (1897-1979) foi um psicanalista britânico conhecido por suas contribuições inovadoras à teoria psicanalítica, especialmente no que se refere à dinâmica de grupos, à psicose e ao pensamento. Bion nasceu em Mathura, Índia, e foi educado na Inglaterra. Ele serviu como oficial de tanque na Primeira Guerra Mundial, experiência que o marcou profundamente e influenciou seus interesses futuros em psicanálise e na compreensão das emoções humanas sob condições extremas. ### Carreira e Contribuições Bion iniciou sua carreira médica após a Primeira Guerra Mundial, treinando como psiquiatra no Hospital Maudsley, em Londres. Lá, ele trabalhou com figuras influentes como John Rickman e Melanie Klein. Sob a influência de Klein, Bion desenvolveu um interesse especial em pacientes psicóticos e começou a formular suas próprias ideias sobre o pensamento e a comunicação dentro da psicanálise. Dinâmica de Grupos Uma das contribuições mais conhecidas de Bion é sua teoria sobre a dinâmica de grupos. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele liderou um projeto de reabilitação para oficiais no hospital militar de Northfield, onde começou a explorar como os indivíduos se comportam em grupos e como as dinâmicas grupais podem afetar o comportamento individual. Ele identificou diferentes tipos de supostos "assuntos de grupo", como o "suposto básico de dependência" (onde o grupo atua como se necessitasse de um líder ou figura protetora), "suposto básico de luta-fuga" (onde o grupo se comporta como se estivesse em perigo e precisasse lutar ou fugir), e "suposto básico de acasalamento" (onde o grupo age como se estivesse esperando por uma solução futura, frequentemente representada por duas pessoas unidas). Teoria do Pensamento Outro aspecto central do trabalho de Bion é sua teoria do pensamento e da mente. Ele desenvolveu o conceito de **"função alfa"**, um processo mental que transforma experiências sensoriais brutas e emocionais em pensamentos que podem ser conscientemente pensados. Ele também introduziu as ideias de **"elementos beta"**, que são experiências emocionais cruas que não foram processadas pela função alfa e que são descarregadas ou evacuadas sem processamento, como no caso de alguns sintomas psicóticos. Bion também explorou o conceito de **"contêiner e contido"**, onde ele descreve a interação entre o terapeuta (contêiner) e o paciente (contido), focando na capacidade do terapeuta de "conter" as ansiedades primitivas e os pensamentos caóticos do paciente, ajudando-os a serem transformados em pensamentos mais manejáveis. ### Legado e Influência Wilfred Bion é amplamente reconhecido por suas contribuições teóricas e clínicas na psicanálise. Sua obra, incluindo livros como *"Experiences in Groups"* (1959) e *Learning from Experience* (1962), continua a influenciar a prática psicanalítica contemporânea e a teoria da psicoterapia. Bion é considerado uma figura fundamental para o desenvolvimento da teoria psicanalítica sobre o funcionamento do pensamento e a dinâmica de grupos, e suas ideias são amplamente estudadas e aplicadas em contextos clínicos e institucionais. Seu trabalho também é valorizado por sua abordagem inovadora à relação terapêutica e à forma como ele compreendeu o processo de pensamento e a comunicação emocional, não apenas no contexto da terapia individual, mas também em grupos e instituições. O impacto das ideias de Bion se estende para além da psicanálise, influenciando áreas como a psicologia social, a psicoterapia de grupo e o pensamento organizacional.
  • Artigos e obras de Wilfred Bion

    26:29

13Toxicomania: sujeito e o objeto-droga

  • Toxicofilias - Parte 1

    19:54

  • Toxicofilias - Parte 2

    19:56

  • Toxicofilias - Parte 3

    32:42

  • Toxicofilias - Parte 4

    21:22

  • Toxicofilias - Parte 5

    18:37

14Processo Psicanalítico

  • Processo Psicanalítico

    39:33

  • Quais são os efeitos da Análise?

    07:22

  • Avaliação de Aprendizagem

  • As intervenções do analista - Transferência e interpretação - Parte 1

    27:42

  • As intervenções do analista - Transferência e interpretação - Parte 2

    19:33

  • As intervenções do analista - Transferência e interpretação - Parte 3

    15:28

  • Mecanismos de defesa do Ego - Parte 1

    07:17

  • Mecanismos de defesa do Ego - Parte 2

    10:14

  • Mecanismos de defesa do Ego - Parte 3

    13:46

15Psicoterapia

  • Entrevistas Preliminares - O início da análise

    30:57

  • Casos Clínicos de Freud - Uma articulação com Casos Clínicos Contemporâneos

    29:49

  • Psicoterapia

    6 págs.

  • Avaliação de Aprendizagem

  • Transferência e contratransferência

    27:50

16A Formação do Psicanalista

  • PERCEPÇÕE S DE CONSULTÓRIO : O PSICANALIST A E SU A PRÓPRI A EXPERIÊNCI A DE APRENDER 1

    14 págs.

  • Como Montar uma Clínica ?

    47 págs.

  • Uma carreira de psicanalista atípica e contrária às normas:

    33 págs.

  • Avaliação de Aprendizagem

17Escola de Psicanálise de Carl Gustav Jung

Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica, uma abordagem da psicologia que enfatiza a exploração do inconsciente e a integração das diferentes partes da psique. Jung é conhecido por suas contribuições profundas para a compreensão da mente humana, incluindo conceitos como o inconsciente coletivo, arquétipos, tipos psicológicos e individuação. Aqui está uma biografia detalhada de Carl Jung: ### Primeiros Anos e Educação Carl Gustav Jung nasceu em 26 de julho de 1875, em Kesswil, na Suíça. Ele cresceu em uma família protestante e desde jovem mostrou interesse nas questões espirituais e filosóficas. Jung estudou medicina na Universidade de Basileia, onde se formou em 1900. Durante seus estudos, ele desenvolveu um interesse crescente pela psicologia e pela mente humana. Início da Carreira e Trabalho com Freud Depois de se formar, Jung trabalhou como assistente no Burghölzli, um hospital psiquiátrico em Zurique, onde teve contato com pacientes mentais. Foi lá que ele começou a desenvolver suas próprias teorias sobre a psique humana. Em 1907, Jung conheceu Sigmund Freud, e os dois desenvolveram uma colaboração significativa que durou vários anos. Desenvolvimento da Psicologia Analítica Jung foi pioneiro no desenvolvimento da psicologia analítica, que se concentra na exploração do inconsciente, incluindo o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo. Ele propôs que o inconsciente coletivo contém ideias, imagens e padrões de comportamento compartilhados por toda a humanidade, conhecidos como arquétipos. Conceitos-Chave e Contribuições 1. **Arquétipos**: Jung desenvolveu a teoria dos arquétipos, que são imagens universais e símbolos que fazem parte do inconsciente coletivo. Exemplos de arquétipos incluem o herói, a mãe, o velho sábio e o trickster. 2. Tipos Psicológicos: Jung propôs a teoria dos tipos psicológicos, que inclui a diferenciação entre introversão e extroversão. Ele criou o famoso teste psicológico conhecido como "Indicadores de Myers-Briggs" com base nessa teoria. 3. Individuação: Jung enfatizou o processo de individuação, que envolve a integração das diferentes partes da psique para alcançar um estado de totalidade e autenticidade pessoal. 4. Sincronicidade: Jung introduziu o conceito de sincronicidade, que descreve a ocorrência de eventos significativos que não têm relação de causa e efeito, mas compartilham um significado subjacente. Críticas e Legado Apesar de sua colaboração inicial com Freud, Jung eventualmente se afastou das teorias puramente sexuais e da ênfase exclusiva no inconsciente pessoal. Ele desenvolveu uma abordagem mais holística e espiritual da psicologia, influenciando profundamente a psicologia moderna e outras disciplinas como arte, literatura, mitologia e religião comparada. Jung fundou a Escola de Psicologia Analítica e continuou a desenvolver suas ideias ao longo de sua vida. Sua abordagem ampla e inclusiva da psique humana continua a inspirar psicoterapeutas, estudiosos e indivíduos interessados na jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal. Jung faleceu em 6 de junho de 1961, deixando um legado duradouro no campo da psicologia e da compreensão da mente humana.
  • Escola de Psicanálise de Carl Gustav Jung

    44:28

  • Sombra: A Psicologia do Nosso Lado Obscuro

    17:52

  • Carl Jung

    08:32

  • Carl Jung

    18:09

  • Carl Jung

    11:35

  • Carl Jung

    05:51

  • Carl Jung

    05:58

  • Carl Jung

    04:43

  • Carl Jung

    04:14

  • Carl Jung

    05:49

  • Carl Jung

    03:51

  • Documentário

    39:28

  • Avaliação de Aprendizagem

18Escola de Psicanálise Lacaniana

  • Introdução a Teoria Lacaniana

    15:37

  • As relações atuais

    40:33

  • Introdução a Escola de Psicanálise Lacaniana

    58:56

  • Avaliação de Aprendizagem

  • Artigos e obras de Jacques Lacan

    31:41

19Contribuições de Melanie Klein

  • Escola de Psicanálise de Melanie Klein

    57:10

  • Melanie Klein - A Dama da Psicanalise

    29:06

  • Melanie Klein

    05:11

  • Melanie Klein

    06:18

  • Melanie Klein

    08:54

  • Melanie Klein

    06:51

  • Melanie Klein

    06:00

  • Avaliação de Aprendizagem

20Escola de Psicanálise Contemporânea

  • A Sexualidade a partir da Psicanálise

    09:56

  • As Sete escolas de Psicanálise

    32:36

  • Clínica Psicanalítica: Aproximações Histórico-Conceituais e Contemporâneas e Perspectivas Futuras

    32 págs.

  • Avaliação de Aprendizagem

  • A clinica do autismo infantil

    32:31

  • Sexualidade

    31:57

  • Transferência em Freud e Lacan

    29:43

21Artigos e obras de Françoise Dolto

Françoise Dolto (1908-1988) foi uma renomada psicanalista francesa, especialmente reconhecida por seu trabalho no campo da psicanálise infantil. Nascida em Paris como Françoise Marette, ela era a terceira de sete filhos em uma família católica. Desde jovem, Dolto demonstrou interesse pelo comportamento humano, o que a levou a estudar medicina e, mais tarde, a se especializar em psicanálise. Dolto tornou-se uma discípula e colega de Jacques Lacan, um dos mais influentes psicanalistas do século XX. Seu trabalho concentrou-se na comunicação e na expressão das crianças, enfatizando a importância de tratar a criança como um sujeito completo e autônomo, mesmo desde o nascimento. Dolto acreditava que as crianças têm uma capacidade inata de compreender e expressar suas emoções e que os adultos devem facilitar essa comunicação. Ela é autora de vários livros importantes, incluindo "A Causa das Crianças" e "Quando os Pais se Separam". Dolto também foi conhecida por suas palestras e programas de rádio na França, onde discutia temas relacionados à infância, educação e psicanálise. Sua abordagem inovadora ajudou a mudar a forma como as crianças são vistas e tratadas na sociedade. Françoise Dolto deixou um legado duradouro no campo da psicanálise, especialmente no que diz respeito à importância de ouvir e respeitar a voz da criança. Colaboração com Freud e Desenvolvimentos Teóricos Reich se tornou um dos primeiros e mais ativos seguidores de Freud e fez contribuições importantes para a teoria psicanalítica. Ele foi reconhecido por introduzir o conceito de "análise do caráter", que explorava como experiências precoces e dinâmicas familiares influenciavam a formação da personalidade. Suas ideias iniciais trouxeram uma abordagem mais dinâmica e situacional à teoria freudiana. Desenvolvimento da Terapia Corporal e Bioenergia Durante os anos 1920, Reich começou a investigar a conexão entre processos mentais e corporais, introduzindo técnicas terapêuticas que incorporavam o trabalho corporal. Ele propôs que traumas emocionais se manifestavam no corpo na forma de tensões musculares e respiratórias, e desenvolveu métodos para liberar essa energia estagnada, promovendo a saúde mental. A pesquisa de Reich sobre bioenergia, ou "energia orgone", foi um dos aspectos mais distintivos de seu trabalho. Ele acreditava que o orgone era uma energia universal presente em todos os seres vivos, influenciando sua saúde física e emocional. Reich desenvolveu "caixas orgone" e outras tecnologias para canalizar essa energia como forma de tratamento terapêutico. O Conceito de Orgone e Controvérsias A teoria do orgone tornou-se central na obra de Reich, levando-o a desenvolver métodos terapêuticos e dispositivos para canalizar essa energia. Ele defendeu que o orgone poderia curar uma variedade de condições físicas e emocionais. No entanto, suas afirmações e práticas foram amplamente contestadas pela comunidade científica e psicanalítica da época. Perseguição e Últimos Anos Com a ascensão do nazismo na Europa, Reich, por ser judeu e por suas ideias políticas radicais, tornou-se alvo de perseguição. Ele emigrou para os Estados Unidos em 1939, onde continuou seu trabalho, mas enfrentou crescente hostilidade e controvérsia. Sua promoção das caixas orgone como dispositivos de cura levou à sua prisão e condenação por fraude pela FDA em 1956. Reich morreu na prisão em 1957. Legado Apesar de sua morte prematura e do ostracismo acadêmico, Wilhelm Reich deixou um legado duradouro na psicanálise e na psicoterapia somática. Suas ideias continuam a influenciar terapeutas e pesquisadores interessados na interseção entre corpo, mente e energia. Reich é lembrado como um pensador corajoso e provocador que desafiou as convenções da sua época e trouxe novas perspectivas para o entendimento da natureza humana e da saúde mental. Seu trabalho continua a inspirar debates e investigações sobre a conexão entre experiência emocional, saúde física e bem-estar psicológico.
  • Avaliação de Aprendizagem

  • Artigos e obras de Françoise Dolto - Parte 1

    28:59

  • Artigos e obras de Françoise Dolto - Parte 2

    26:41

22Contribuições de Sándor Ferenczi

Sándor Ferenczi (1873-1933) foi um psicanalista húngaro e uma figura central no desenvolvimento da psicanálise. Ele é frequentemente lembrado como um dos mais próximos colaboradores de Sigmund Freud e um inovador no campo da psicanálise. Vida e Carreira Ferenczi nasceu em Miskolc, na Hungria, e iniciou sua carreira como médico. Ele se interessou pela psicanálise no início do século XX e começou a corresponder-se com Freud em 1908. Este interesse levou Ferenczi a tornar-se um dos primeiros defensores e praticantes da psicanálise fora de Viena. Ao longo de sua carreira, ele desenvolveu uma amizade íntima e uma colaboração profissional com Freud, que durou até a morte de Ferenczi. Contribuições para a Psicanálise Ferenczi é conhecido por suas ideias inovadoras, muitas das quais anteciparam desenvolvimentos posteriores na teoria e na prática psicanalítica. Uma de suas contribuições mais significativas foi sua abordagem empática e relacional à prática analítica. Ele enfatizou a importância da reciprocidade e da mutualidade na relação entre analista e paciente, o que contrastava com a abordagem mais distante e objetiva que era comum na época. Ferenczi também foi um dos primeiros psicanalistas a explorar os efeitos do trauma e do abuso sexual infantil. Ele acreditava que o trauma psíquico tinha um impacto profundo e duradouro sobre o desenvolvimento mental e emocional e, como tal, deveria ser central na prática psicanalítica. Sua obra "Confusão de Línguas Entre Adultos e Criança" é especialmente conhecida por sua análise das dinâmicas de poder e abuso na relação entre adultos e crianças. Controvérsias e Legado As ideias de Ferenczi muitas vezes o colocaram em conflito com Freud e outros membros da comunidade psicanalítica da época. Sua ênfase na relação emocional entre analista e paciente e sua disposição para experimentar novas técnicas terapêuticas foram vistas como radicais por alguns de seus contemporâneos. Apesar das controvérsias, as ideias de Ferenczi tiveram uma influência duradoura na psicanálise, particularmente na teoria relacional e nas abordagens contemporâneas ao trauma. Ferenczi morreu em 1933, mas seu legado continua a ser influente na psicanálise moderna. Suas obras, como "Diário Clínico" e "Thalassa: Uma Teoria dos Genitais", continuam a ser estudadas e debatidas, e sua abordagem humana e empática à prática psicanalítica ressoa fortemente com muitos praticantes e teóricos da atualidade.
  • Avaliação de Aprendizagem

  • A vida e a obra de Ferenczi - Parte 1

    28:07

  • A vida e a obra de Ferenczi - Parte 2

    13:57

  • Artigos e obras de Sandor Ferenczi

    36:42

23Contribuições de Donald Woods Winnicott

  • Winnicott - Parte 1

    06:55

  • Winnicott - Parte 2

    16:58

  • Winnicott - Parte 3

    12:15

24Contribuições de Anna Freud

  • Artigos e obras de Anna Freud

    34:32

25Seminário de Estágio Supervisionado com foco na criação de relatórios sobre cada sessão:

Estágio Supervisionado a partir da série "Sessão de Terapia", estrelada por Selton Mello, com foco na criação de relatórios sobre cada sessão: Objetivo: O objetivo deste estágio supervisionado é proporcionar uma experiência prática para os alunos analisarem e refletirem sobre sessões terapêuticas com base na série “Sessão de Terapia”. Os alunos deverão acompanhar as sessões da série, observando as dinâmicas entre terapeuta e paciente, e desenvolver relatórios que demonstrem a compreensão dos processos terapêuticos. Estrutura do Relatório para Cada Sessão: 1. Identificação do Episódio: - Título do Episódio ou Nome do Paciente. - Temporada e número do episódio. - Duração do episódio (opcional). 2. Resumo da Sessão:** - Faça um resumo objetivo dos principais acontecimentos da sessão. Inclua o motivo da consulta, queixas do paciente, intervenções do terapeuta e momentos de destaque. - Limite-se a descrever o que aconteceu sem interpretações pessoais ou julgamento. 3. Análise do Caso (Pacientes): - **Perfil do Paciente:** Descreva brevemente quem é o paciente (idade, ocupação, situação pessoal relevante). - **Demanda Terapêutica:** Quais são as principais queixas e problemas apresentados pelo paciente? - Comportamento e Linguagem: Como o paciente se expressa verbalmente e não verbalmente? Há algo de relevante no seu comportamento que chame atenção durante a sessão? 4. Intervenções do Terapeuta: - Quais foram as principais intervenções feitas pelo terapeuta? Descreva as perguntas ou comentários que ele fez e as técnicas terapêuticas usadas (reflexão, espelhamento, silêncio terapêutico, etc.). - Eficácia das Intervenções: Como o paciente reagiu? As intervenções ajudaram a avançar o processo terapêutico? 5. Análise Teórica: - Baseando-se em teorias da psicologia que vocês estudaram, tente identificar quais abordagens foram utilizadas pelo terapeuta (psicanálise, TCC, humanismo, etc.). - Explique como essas teorias foram aplicadas na sessão. Quais conceitos teóricos justificam as intervenções e a dinâmica da sessão? 6. Reflexão Pessoal: - Qual foi a sua percepção sobre a sessão? O que te chamou mais atenção? - Houve algo que te surpreendeu? Como você se sentiu ao assistir o episódio? - Quais habilidades terapêuticas o terapeuta demonstrou que você gostaria de desenvolver? 7. Conclusão: - Resuma brevemente o que você aprendeu com essa sessão. - Qual foi o impacto dessa sessão no desenvolvimento do paciente? 8. Questões para Discussão (Opcional): - Ao final do relatório, inclua algumas questões que você acha relevante discutir em grupo ou com seu supervisor. Isso pode incluir dúvidas sobre o processo terapêutico ou algo que você gostaria de entender melhor. ### Requisitos: - Formato do Relatório: - Cada relatório deve ter entre 1 e 2 páginas. - Fonte: Times New Roman, 12 pts, espaçamento 1.5. - Incluir nome completo e número de matrícula no início do documento. - Frequência:* - Um relatório para cada sessão assistida da série. A série contém diversos episódios, e é importante manter uma regularidade no envio dos relatórios. Sugestões: - Assistir com Atenção: Recomendamos assistir a cada episódio duas vezes, uma para absorver o conteúdo geral e outra para focar nos detalhes. - Anotações: Faça anotações enquanto assiste para que seja mais fácil recordar os momentos importantes e organizar suas id
  • Sessão de Terapia

    6 págs.

26Seminário de Avaliação Pessoal

27TCC

Acesso por 1 ano

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Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam
5.0

13 avaliações

Estou gostando e aprendendo muito. Apaixonada pelos temas apresentados e aproveitando muito os ensinamentos pelos professores Bruno e especialmente a profa Andréia! Aulas enriquecedoras para a prática dos atendimentos psicossociais escolares que vivencio no meu trabalho diário. Obrigada!

Katia Barbosa e Silva

Maksuel Dos Santos Vieira

Leandro Chagas de Oliveira

Leandro Chagas de Oliveira

Márcio da Silva Monge Júnior

Suyla Nascimento Amancio dos Santos

Excelente

Marcos Bruno Soares

alessandra sodre rodrigues

alessandra sodre rodrigues

Excellent professor amei !! Obrigado aula excellent

Julie Magalhaes Ferreira

Julie Magalhaes Ferreira

Ótimo

Carine Lima de Souza Santos

Formação em Psicanálise Clínica

  • 1695 horas de carga horária
  • 127 alunos
  • 158 aulas
  • 27 módulos de conteúdo
  • Última atualização 07/11/2024
  • 12 arquivos para download
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