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Curso de Pós  Graduação em Psicanálise

Curso de Pós Graduação em Psicanálise

Psicanálise Clínica
  • 340 horas de carga horária
  • 21 aulas
  • 8 módulos de conteúdo
  • Última atualização 20/11/2024
1 ano

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Conteúdo

1Biografia de Freud

  • Biografia de Freud

    31:15

  • Biografia de Freud

2Contribuições de Carl Gustav Jung

Carl Jung foi um influente psiquiatra suíço que se distanciou das ideias de Freud para criar a psicologia analítica. Suas principais contribuições incluem: 1. Inconsciente Coletivo**: uma camada compartilhada por toda a humanidade, com *arquétipos* como a Sombra, Anima/Animus e o Self. 2. Arquétipos**: padrões universais presentes em mitos, sonhos e cultura. 3. Individuação**: processo de integração das partes conscientes e inconscientes da psique para alcançar a totalidade. 4. Tipos Psicológicos**: introdução dos conceitos de introversão, extroversão e quatro funções psicológicas. 5. Psicologia dos Sonhos**: exploração de sonhos como revelações do inconsciente coletivo. 6. Sincronicidade**: eventos conectados sem causa aparente. Jung também valorizou símbolos religiosos e espirituais como parte do crescimento psicológico.
  • Escola de Psicanálise de Carl Gustav Jung

    44:28

  • UM MITO MODERNO SOBRE COISAS VISTAS NO CÉU

    136 págs.

  • O segredo da Flor de Ouro

    132 págs.

  • Os Arquétipos do Inconsciente

    469 págs.

  • O Homem e seus símbolos

    311 págs.

  • Psicologia e Alquimia

    558 págs.

  • O Desenvolvimento da Personalidade

    182 págs.

  • PSICOLOGIA DO INCONSCIENTE

    128 págs.

3Contribuições de JacquesLacaniana

Jacques Lacan foi um psicanalista francês que trouxe novas ideias à psicanálise. Suas principais contribuições incluem: 1. Inconsciente e linguagem: Lacan afirmou que o inconsciente é estruturado como uma linguagem, onde o desejo se manifesta. 2. **Estádio do Espelho**: descreve o momento em que a criança se reconhece no espelho, crucial para a formação do ego. 3. Registros Real, Simbólico e Imaginário: três dimensões que estruturam a experiência humana. 4. Grande Outro: a ordem simbólica (linguagem, normas) com a qual o sujeito se relaciona. 5. Desejo e Falta: o desejo é movido por uma falta, nunca completamente preenchida. 6. Falo simbólico: organiza o desejo e as relações de poder. 7. Gozo: uma forma de prazer excessivo, frequentemente ligada ao sofrimento. Lacan reinterpretou Freud, destacando a linguagem, o desejo e a falta como centrais na constituição do sujeito.

4Contribuições de Melanie Klein

Melanie Klein foi uma psicanalista pioneira no estudo da psicanálise infantil. Suas principais contribuições incluem: 1. Psicanálise Infantil: desenvolveu técnicas adaptadas, como o uso da brincadeira para acessar o inconsciente das crianças. 2. Fantasias Inconscientes: propôs que as crianças possuem fantasias inconscientes desde o nascimento. 3. Posições Esquizo-Paranoide e Depressiva: descreveu formas de organização mental que moldam o desenvolvimento infantil. 4. Teoria das Relações de Objeto: destacou a importância das primeiras relações na formação psíquica. 5. Inveja e Reparação: explorou a inveja inata e o desejo de reparar danos simbólicos nas relações. 6. Complexo de Édipo Precoce: sugeriu que o complexo de Édipo começa nos primeiros meses de vida. Klein revolucionou a compreensão da psique infantil, influenciando profundamente a psicanálise e a psicoterapia infantil.
  • Introdução à Obra de Melanie Klein

    30 págs.

  • Escola de Psicanálise de Melanie Klein

    57:10

  • A neurose obsessiva sob a ótica de Melanie Klein*

    17 págs.

5Artigos e obras de Wilhelm Reich

Wilfred Bion foi um psicanalista britânico cujas obras fizeram importantes contribuições à psicanálise, especialmente sobre a mente e grupos. Entre suas principais obras: 1 - Experiências com Grupos" (1961): Bion identificou comportamentos inconscientes em grupos, como as suposições básicas de dependência, ataque-fuga e acasalamento, que influenciam o funcionamento dos grupos. 2. "Aprender com a Experiência" (1962): Introduziu os conceitos de *função alfa* (processamento de experiências emocionais) e *função beta* (elementos não processados), mostrando como a mente transforma emoções em pensamentos. 3. **"Elementos de Psicanálise" (1963): Desenvolveu a teoria de *contêiner e conteúdo*, descrevendo como as emoções podem ser processadas pelo "contêiner" mental, e o conceito de *pensamentos sem um pensador*. 4. "Transformações" (1965): Descreveu como a mente transforma a experiência emocional em diferentes representações, como conhecimento, ação ou sonho. 5. "Memória do Futuro" (1975-1977): Explorou a interconexão do passado, presente e futuro no inconsciente, sugerindo que a mente pode "lembrar" eventos futuros. Suas teorias, especialmente sobre o processamento emocional e o pensamento, influenciam profundamente a psicanálise e o tratamento de pacientes.

6Artigos e obras de Sándor Ferenczi

Sándor Ferenczi foi um importante psicanalista que fez grandes contribuições à teoria e prática psicanalítica, especialmente em relação ao trauma e à flexibilidade da técnica terapêutica. Seus principais trabalhos incluem: 1. "Thalassa" (1924): Teoria sobre a relação entre sexualidade e evolução biológica. 2. "Confusão de Línguas" (1933): Explicação do impacto do abuso sexual infantil e da identificação com o agressor. 3. "Diários Clínicos" (1932): Reflexões sobre sua prática analítica, introduzindo a *técnica ativa*. 4. "Técnica Psicanalítica" (1926): Defende a empatia ativa e flexibilidade no tratamento. 5. "Elasticidade da Técnica" (1928): A importância de adaptar a técnica ao paciente. 6. **"O Desenvolvimento do Sentido de Realidade" (1913)**: Explora como as crianças distinguem entre fantasia e realidade. 7. "A Criança Mal Acompanhada" (1920): Estudo sobre os efeitos do abandono infantil. Ferenczi foi pioneiro em enfatizar a importância do trauma infantil, da empatia e da adaptação da técnica psicanalítica às necessidades dos pacientes, especialmente os mais traumatizados.

7Seminário de Avaliação Pessoal

8Psicanálise e Educação

A relação entre Psicanálise e Educação é profunda e multifacetada, pois ambas compartilham o interesse pelo desenvolvimento humano, embora sob perspectivas distintas. A Psicanálise, fundada por Sigmund Freud, busca compreender os processos inconscientes que influenciam os comportamentos, as emoções e a construção do sujeito. Já a Educação está voltada para o aprendizado, a formação de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades. Na interseção dessas áreas, a Psicanálise contribui para a Educação ao oferecer ferramentas para compreender os aspectos emocionais e subjetivos que impactam o processo educativo. Ela ajuda a analisar a dinâmica entre professores e alunos, os desafios de aprendizagem e as resistências emocionais que podem surgir no ambiente escolar. Por exemplo, conceitos como transferência, repressão e identificação ajudam a decifrar como experiências inconscientes moldam comportamentos em sala de aula. Além disso, a Psicanálise questiona modelos pedagógicos que ignoram a singularidade do aluno, enfatizando a importância de considerar as histórias individuais, os traumas e os desejos inconscientes no processo educativo. Ela incentiva uma abordagem mais humanizada, que vai além da simples transmissão de conteúdos, promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento integral do sujeito. Essa relação também provoca reflexões sobre temas como autoridade, disciplina, criatividade e as dificuldades que surgem na formação de laços sociais e na aceitação de normas, possibilitando práticas pedagógicas mais inclusivas e empáticas. Assim, a Psicanálise não apenas enriquece a compreensão do papel do educador, mas também abre caminhos para transformar a Educação em um espaço de escuta, acolhimento e emancipação do indivíduo.
  • Psicanálise e Educação - Parte 1

    03:40

  • Psicanálise e Educação - Parte 2

    11:58

  • Psicanálise e Educação - Parte 3

    25:14

  • Psicanálise e Educação - Parte 4

    09:51

  • Psicanálise e Educação - Parte 5

    12:38

  • Psicanálise e Educação - Parte 6

    08:20

  • Psicanálise e Educação - Parte 7

    08:39

  • Avaliação de Aprendizagem

    1 pág.

Acesso por 1 ano

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Opinião dos alunos que se matricularam

Curso excellent professores maravilhosos

Julie Magalhaes Ferreira

Julie Magalhaes Ferreira

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